Operação Low Cost – Estratégia de Baixo Custo

Operação Low Cost - Estratégia de Baixo Custo - Gilson Coelho - Destaque

Se você examinar com cuidado o painel existente no nosso site com os NOVE PILARES DE UMA CULTURA DE ALTO DESEMPENHO da consultoria Gilson Coelho para o ambiente de farmácias, vai perceber que os temas estão integrados e que eles são estratégicos para um ambiente que vai se tornar cada vez mais competitivo.

Ambiente de concorrência acirrada requer competência de gestão, estratégias coerentes que precisam levar em conta o porte da empresa. Se você realizar uma análise SWOT bastante criteriosa, com empresas de portes diferenciados, irá perceber que: Forças, Fraquezas, Oportunidade e Ameaças são muito diferentes para: Farmácias independentes, Pequenas redes, Médias redes, Franquias, Grandes redes.

As grades redes, com os seus custos fixos muito mais diluídos devido ao grande volume de faturamento, sempre irão tirar proveito deste tema pelo fato de serem grandes. Esta vantagem as empresas menores não têm. Outra vantagem das grandes empresas é a facilidade com que conseguem recursos generosos para expansão por exemplo.

Empresas de grande porte com histórico operacional, ativos para oferecer em garantia e que comprovam alguns requisitos de governança sempre terão mais facilidades. Elas podem fazer Captação de recursos na Bolsa de Valores ou quaisquer outras modalidades de captação existentes no mercado. Para elas, o histórico do passado contribui para o acesso à recursos no presente.

Por um lado, esta “vantagem competitiva” pode proporcionar uma certa zona de conforto, mas ela acaba abrindo algumas brechas estabelecendo desafios para empresas menores que em geral convivem com muitas dificuldades. Mas como dizia Platão, a necessidade é a mãe da criatividade, como veremos à seguir.

Se você pesquisar sobre captação para empresas menores, em processo de crescimento, também irá encontrar alternativas, só que muito diferentes: recursos com amigos e familiares, investidores anjo, incubadoras de negócios, redes de investidores, entre outras alternativas.

A diferença agora é que a garantia não está no passado mas sim no presente e no futuro. A empresa incipiente precisa provar que ela é um diamante bruto, que tem altíssimo potencial de resultado e de escala. Ela precisa demonstrar um excepcional modelo de negócio! Neste caso é o conhecimento e a criatividade que fazem toda a diferença. Conhecimento específico disponível em cada Unidade de Negócio!

Percebeu a diferença? Enquanto que uma tem acesso a recursos fruto dos êxitos do passado, a outra não tem recursos mas precisa demonstrar conhecimento que potencialize o êxito no futuro. Enquanto que uma usufrui de um fruto maduro, a outra está lidando com as sementes! Os melhores frutos virão mais adiante mas a empresa já está se dando bem agora .

Se você ainda não leu o artigo: PRODUTIVIDADE POR FUNCIONÁRIO a nossa recomendação é que o faça pois a conexão com este tema é imediata, onde um complementa o outro. Portanto, um funcionário muito bem treinado e com alta produtividade, que realmente impacta no resultado, acaba produzindo um fato novo significativo, redução de custos inclusive.

Ele deixa de ser visto como um CUSTO DIRETO e passa a fazer parte do CAPITAL INTELECTUAL, que agrega valor ao negócio. Percebeu o quanto isso muda tudo? Esta nova perspectiva convida a empresa a investir cada vez mais neste funcionário, construindo assim um diferencial competitivo que não é comum no ambiente de farmácias do Brasil atual.

Este movimento implica em melhorar a percepção, atenção, e toda a relação da farmácia com os seus clientes, e estes se tornando cada vez mais o foco da estratégia competitiva. A arte à seguir tem um texto que foi construído e modificado ao longo de uns 15 anos no nosso ambiente de consultoria para farmácias.

O texto sempre muda ao longo do tempo porque ele precisa refletir o cenário do mercado no momento.
Outra contribuição do texto é que ele reflete um pouco a complexidade do ambiente de farmácia e a natureza das interações que acontecem neste ambiente:

  • Não é só produto mas também serviços.
  • Não é só produto mas também informações, orientações.
  • É importante uma relação de confiança.
  • Não é só razão mas também emoção.

Entendeu porque neste ambiente quando o atendimento é feito no “piloto automático” o resultado é uma tragédia?

Engana-se quem pensa que a estratégia de baixo custo fora das grandes redes significa dar mais descontos do que os praticados por elas! Em trinta anos atuando no Canal Farma, nós construímos uma estratégia extremamente competitiva e lucrativa que vale muito a pena você conhecer.

Uma operação baseada em custos baixos para quem não desfruta de faturamentos exorbitantes só pode ser sustentada por uma base forte de conhecimento, que hoje se transforma em uma Universidade Corporativa, e ela pode revolucionar empresas de qualquer tamanho.

Estamos falando de uma revolução silenciosa, de resultado diferenciado e crescimento sustentável! Converse com Gilson Coelho sobre isso!

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