Farmácia gerando lucro ou prejuízo é um assunto que todo proprietário deveria tomar conhecimento, se aprofundar, agir e reagir para ter o seu negócio sob controle, afinal de contas ninguém se torna empreendedor para perder dinheiro, atormentar a própria vida, perder a sua liberdade financeira tornando a sua vida um eterno pesadelo.
Muito pelo contrário! O mundo dos negócios geralmente se alimenta pelos sonhos, pela liberdade financeira e todas as conquistas possíveis.
Você se preocupa se a sua loja dá lucro ou prejuízo?
O que levaria um proprietário de farmácia extremamente dedicado, que ama o que faz, não mede esforços para oferecer o melhor a seus clientes e funcionários, contudo não ser nem um pouco dedicado aos números?
Por muitos anos o mercado de farmácias no Brasil foi muito generoso com o resultado na última linha. Além disso, a ausência de grandes redes, menos exigências legais, inflação de dois dígitos, clientes pouco informados, pouco conectados, pouca concorrência, tudo isso facilitava muito a que o resultado positivo na farmácia se manifestasse sem muitos esforços.
O resultado era praticamente garantido! Ainda mais, o faturamento era sem sombra de dúvidas, o indicador mais relevante, o preço de vendas era oficialmente estabelecido com baseados nos custos e os clientes não possuíam referenciais de preços.
Diante deste cenário, por que se preocupar tanto com os números da farmácia?
Uma boa parte da atual geração de empresários teve suas mentes moldadas neste contexto de mercado. O saldo bancário crescente, a expansão do patrimônio, abertura de novas lojas, tudo isso acabava reforçando a sensação de prosperidade, que o negócio dava lucro. Sobretudo ninguém duvidava que farmácia era um bom negócio.
Peter Drucker dizia que o sucesso provoca muitas convicções, arrogância muitas vezes! Com a repetição, certas práticas vão se tornando hábitos, que acabam fazendo parte da cultura da organização. É como se você jogasse o tempo todo sem se preocupar com o placar do jogo. Você simplesmente joga pra ganhar! Só o tempo vai revelar se vai mesmo ganhar ou perder.
E como está o cenário de hoje?
A verdade nua e crua para os dias de hoje é que o cenário mudou de maneira absurda, senão vejamos algumas características do mercado atual:
- Ascenção acelerada das grandes redes
- Muito mais exigências legais por parte das autoridades sanitárias, com impacto direto em um maior volume das despesas.
- Acomodação inflacionária, com exceção destes tempos de pandemia.
- Clientes muito mais informados, conectados e assediados. Mais exigentes.
- Competição muito mais acirrada.
Nestes tempos atuais, se a farmácia dá lucro o u prejuízo, é algo que precisa ser respondido com critérios e uma boa dose de experiência. Agora não se pode abrir mão de uma análise minuciosa dos indicadores, todos os meses. É grande a lista de novas competências que precisam ser dominadas para se alcançar um resultado diferenciado. E, como se não bastasse o acompanhamento do próprio negócio, precisa também acompanhar as ações dos concorrentes, compreender as suas ações, agir e reagir em um mercado que se revela cada vez mais dinâmico e muito competitivo.
Cerca de sete a oito mil farmácias fecham suas portas a cada ano no Brasil!
A grande maioria dos proprietários até já dispõe dos indicadores, mas ainda falta a cultura dos indicadores, a convivência diária com as análises, a formação das pessoas, uma leitura mais apurada de um mercado extremamente dinâmico e desafiador.
O diagnóstico revela se a farmácia dá lucro ou prejuízo!
E agora? A loja dá lucro ou dá prejuízo? E quando ela teoricamente dá lucro, de acordo com o DRE – Demonstrativo de Resultado, mas o proprietário não vê a cor do dinheiro? Não consegue identificar se está ocorrendo ou não o ROI – Retorno sobre o Investimento Aplicado?
Nestes quase trinta anos dedicados ao estudo, pesquisa e consultoria especializada no varejo de farmácias, eu perdi a conta dos milhares de proprietários que perderam as suas empresas pela dificuldade de fazerem uma leitura mais depurada sobre o desempenho da sua farmácia em relação a toda esta dinâmica existente no mercado.
Criamos o Diagnóstico Gratuito, sem compromisso, sem gatilhos mentais, sem pressão, sem ansiedade para vender consultoria ou qualquer outro tipo de orientação.
O diagnóstico muito bem feito pode ser comparado ao paciente que não tinha o hábito de ir ao médico, não fazia os exames regulares mas quando ele se dispõe a dar o primeiro passo, acaba descobrindo problemas sérios de saúde, que comprometem a continuidade da sua vida. O conhecimento específico sobre o seu negócio acaba gerando um compromisso com o resultado, com as providências, novas rotinas que irão estabelecer novas perspectivas.
Se você tem alguma dúvida sobre como anda a saúde financeira da sua farmácia, sua rede de farmácias, esta é a nossa especialidade!
Nestes novos tempos, se a farmácia dá lucro ou dá prejuízo, é uma questão de escolha! O diagnóstico é gratuito! Ao tomar conhecimento do resultado você poderá tirar todas as dúvidas, sem gatilhos mentais, sem pressão por fechamento de contrato. Se decidir sobre uma jornada de transformação da cultura e do resultado, faça contato conosco!
Acesse www.gilsoncoelho.com.br