Ter uma equipe de trabalho qualificada é essencial em qualquer empresa para que ela prospere e seja bem vista pelos clientes. E dentro das funções estabelecidas em uma organização, cabe ao departamento de recursos humanos, ou às vezes, ao próprio responsável pela gestão da farmácia, a responsabilidade de fazer a contratação para farmácias.
No processo de seleção, o cuidado com as contratações vem se tornando cada vez maior, especialmente para farmácias, ramo no qual a avaliação do candidato deve ser ainda mais criteriosa porque se trata de um trabalho direcionado ao relacionamento profissional com os clientes. Independentemente de ser uma grande rede ou uma farmácia independente, o cuidado na hora de contratar um funcionário deve ser sempre criterioso.
Com relação a isso, um dos conceitos mais modernos no mundo corporativo é o RH estratégico que, na prática, vai muito além de simplesmente avaliar um currículo. Dentro dessa nova tendência empresarial, algumas atitudes são importantes durante o processo de seleção e, também, após a contratação de um funcionário.
Por este motivo, listamos abaixo 10 dicas para que a sua farmácia tenha um RH Estratégico:
1- Produtividade
O foco do gestor de RH que pensa de forma estratégica no processo de contratação para farmácias deve ser na produtividade do funcionário. Quanto mais capacitado for o trabalhador, mais ferramentas ele terá para desempenhar melhor a sua função dentro da empresa.
2- Treinamento
A principal premissa do RH estratégico no processo de contratação para farmácias é transformar um trabalhador comum em um funcionário acima da média por meio de treinamento. Cabe ao gestor de RH a incumbência de melhorar o desempenho do contratado e isso só será possível por meio de treinamento especializado, procurando corrigir ou minimizar os defeitos.
3- Orientações diárias
Nem sempre existe tempo para treinar adequadamente um trabalhador. Principalmente nas pequenas farmácias, que por causa de sua estrutura mais enxuta possuem poucos funcionários. Dessa forma, é muito mais complicado submeter os funcionários de uma farmácia a um treinamento. Assim, a maneira mais adequada para que o gestor de farmácia drible essa adversidade é procurando passar orientações diariamente, usando uma linguagem clara e objetiva.
4- Confiança no funcionário de farmácia
A partir do momento em que for contratado, o funcionário deve perceber que a empresa confia na sua capacidade. Por isso, o responsável pela gestão da farmácia deve saber cobrar, mas também valorizar.
5- Antecipação
No RH estratégico é necessário que o gestor de farmácia saiba se antecipar aos problemas. Por meio de uma boa avaliação e de um planejamento eficiente, é possível prever situações de risco e, assim, definir soluções.
6- Atendimento ao cliente de farmácia
Uma contração errada pode interferir na farmácia em diversos aspectos. O principal diz respeito ao serviço em si, ou seja, o trato com os clientes. Saber lidar com as necessidades do consumidor é primordial para atender bem. O gestor de farmácias deve deixar essa questão bem clara para o funcionário.
7- Evite os processos trabalhistas
Um dos maiores problemas de uma contratação para farmácias mal feita é a possibilidade de ter que enfrentar ações na justiça movidas por um funcionário da farmácia insatisfeito.
Normalmente, se um trabalhador de alguma forma não se sente confortável com a sua situação na empresa, seja financeiramente ou nas relações interpessoais, ele costuma acionar a corporação na justiça para tentar exigir os seus direitos.
A partir daí, os gastos com advogados e o próprio stress gerado nesse tipo de situação passam a trazer problemas. Por isso, o gestor de farmácias precisa ter uma relação de trabalho clara, mostrando para o funcionário os direitos e deveres garantidos por lei.
8- Relações pessoais na farmácia
Um currículo que mostre competências necessárias para exercer uma função nem sempre é o suficiente. No momento da contratação para farmácias procure avaliar muito bem a capacidade do candidato de se relacionar de forma profissional com o cliente. Isso envolve a forma de se expressar e de entender as necessidades do consumidor.
9- Estimule a comunicação
Se o funcionário não se comunica abertamente com as pessoas ou não ouve da maneira correta, procurando oferecer opções e se mostrando prestativo, o cliente não se sentirá bem atendido. O responsável pela gestão farmacêutica precisa mostrar ao trabalhador a necessidade de saber se expressar bem.
10- Crie um bom ambiente em sua farmácia
Ter um bom ambiente de trabalho influencia bastante o desempenho de qualquer equipe. Por isso, é fundamental que o gestor de farmácias detecte e procure resolver tranquilamente possíveis desentendimentos, mostrando que todos os funcionários são importantes para o resultado final da empresa.