As farmácias estão entre os ramos mais competitivos no mercado. Afinal, não é difícil encontrar diferentes redes do mesmo setor muito próximas umas das outras. Muitas vezes, elas podem dividir até o mesmo quarteirão. Mas então, como é possível se destacar nesse contexto? Para te ajudar com essa questão, separamos algumas técnicas de vendas em farmácias infalíveis.
O atendimento em farmácias
Esse provavelmente é o tópico mais importante sobre técnicas de venda em farmácias, afinal o atendimento pode ser decisivo. Apesar de muitos empreendedores acreditarem que seu estabelecimento oferece um atendimento diferenciado, na maioria das vezes isso não acontece. É preciso pensar no que distingue o seu serviço do de outras empresas. E se você não encontrar esse ponto, está na hora de realizar mudanças. Que tal começar por uma padronização? Você pode não acreditar, mas é bastante importante que todos os funcionários sigam uma mesma lógica na hora de atender seus clientes.
A primeira impressão
A primeira impressão pode ser decisiva para o resultado de uma venda e, pensando nisso, vamos te ensinar uma das técnicas de vendas em farmácias que mais dão retorno. Esse método foi desenvolvido para auxiliar o atendente a mostrar sua competência em apenas 15 segundos. É claro que não é preciso cronometrar esse tempo, mas ele serve como uma boa base para iniciar.
Para começar, é preciso fazer o contato visual com o cliente e sorrir, mostrando confiança. Após esses primeiros 5 segundos, começa a abordagem. O ideal é se apresentar e perguntar o nome do cliente. Nesse momento, também é válido usar algumas estratégias para quebrar o gelo. Todo esse tempo é fundamental para que o atendente conheça ao menos um pouco do cliente, podendo assim, usar a melhor abordagem de acordo com o seu perfil.
Conheça os clientes da sua farmácia
Você pode conhecer inúmeros métodos de venda em farmácias e drogarias, porém se você não conhecer sua clientela, dificilmente conseguirá bons resultados. É preciso saber quais são suas necessidades e fazer o máximo possível para atingir suas expectativas. Lembrando sempre que o que é bom para um cliente, pode não ser para o outro.
Tenha variedade de produtos na sua farmácia
Além de saber tudo sobre os produtos da sua farmácia, também é preciso ter os itens corretos e em quantidades satisfatórias. Para isso, esteja sempre atento à gestão de estoque e leve em consideração a média de vendas geral de cada mercadoria, assim como a sazonalidade. Por exemplo, no inverno a procura por hidratantes corporais normalmente aumenta. Em contrapartida, no verão a venda de protetor solar é maior.
Capacite os funcionários da farmácia
Para que possam oferecer um bom atendimento aos clientes da sua farmácia, é importante que os funcionários sejam educados e que conheçam bem os produtos. Além disso, leve sempre em consideração a personalidade dos profissionais. Normalmente, os funcionários que concluem boas vendas não têm problemas com a timidez e são carismáticos. Esses são alguns dos aspectos que devem ser observados já na contratação para farmácias.
Farmácia como agente de saúde
Dentre as técnicas de vendas em farmácias e drogarias, essa é uma das mais importantes para a comunidade. É essencial compreender que o estabelecimento é um agente de saúde e portanto, deve atuar como tal. Para que isso ocorra, que tal fazer campanhas sobre dosagens, conservação e descarte de medicamentos? Além disso, também é importante sempre informar os clientes sobre as datas das campanhas de vacinação. Dessa forma, a sua farmácia agrega ainda mais valor, podendo criar um diferencial perante a concorrência.
Os sete passos da venda
Método exclusivo criado pelo consultor Gilson Coelho, os sete passos da venda mostram de maneira prática como o responsável pela gestão de farmácias consegue atingir os seguintes objetivos:
– Aumentar a rentabilidade (Lucro)
– Aumentar o número de clientes
– Aumentar o faturamento/vendas
– Aumentar o ticket médio
– Fidelizar os clientes da farmácia
– Criar fama de barateiro
– Oferecer atendimento padronizado, humanizado e diferenciado com relação à concorrência.