Os riscos do e-commerce & marketplace

Os riscos do e-commerce & marketplace - Gilson Coelho - Destaque

OS RISCOS DO E-COMMERCE & MARKETPLACE QUE FARMÁCIAS INDEPENDENTES OU PEQUENAS E MÉDIAS REDES PRECISAM CONHECER ANTES DE FAZER QUALQUER INVESTIMENTO NO AMBIENTE ONLINE

TOME MUITO CUIDADO PARA NÃO PERDER DINHEIRO!!!

Eu me chamo Gilson Coelho, tenho 30 anos de experiência com consultoria no mercado de farmácias no Brasil e quero fazer um alerta importante para você, proprietário de farmácia independente ou pequena e média rede!

Todo o cuidado possível sobre a gravidade de investir no ambiente online sem antes fazer uma reflexão profunda, competente, sobre os riscos desta iniciativa. Além disso se você avançar nos investimentos sem esta base de conhecimento, poderá cair numa armadilha muito complicada, com sérios danos para a empresa.

Quero ressaltar que a palavra “armadilha” foi usada aqui de propósito, e você sabe muito bem o que ela significa. A armadilha surpreende pelo contraditório! A surpresa maior, o grande objetivo da armadilha só se revela no final. E a surpresa não é agradável!

AVALIE MUITO BEM ANTES DE DECIDIR

Portanto não contrate nada sem nos consultar sobre este assunto da venda online! Se você já contratou e a operação já está em curso, consulte-nos de qualquer modo! Consulte-nos antes que a operação ganhe escala, antes de fazer investimentos dos quais poderá se arrepender seriamente mais adiante.

Vamos construir uma Matriz que servirá como base para tomada de decisão sobre a venda online. Nela examinaremos os riscos do e-commerce e marketplace, e o quanto ambas podem ser remédio ou veneno para o seu negócio.

Nosso objetivo é esclarecer, levar conhecimento de alto nível para que o proprietário avalie com cuidado, tenha total discernimento sobre as oportunidades e ameaças, antes de iniciar os investimentos.

Alerto que a, ao fazer uma afirmação deste tipo, nós estamos sendo corajosos! Estamos remando contra a maré do mercado, contra a voz corrente da internet. Se você fizer uma pesquisa no Google agora, só irá encontrar argumentos à favor da venda online para farmácias.

OPORTUNISTAS QUERENDO O SEU DINHEIRO

Basta você navegar pela web que irá perceber uma enxurrada de anúncios sobre o mundo mágico da venda online, à ponto de constranger qualquer um que atua no ramo de medicamentos, possui loja física, mas que ainda não esteja fazendo nenhuma ação concreta no vasto mundo da internet.

A grande maioria das empresas pretende chamar a sua atenção, vender alguma solução relacionada ao ambiente online. Eles dizem que você vai ganhar muito dinheiro ao iniciar uma operação na web. Dizem que é fácil, é simples, eles fazem tudo pra você. Basta simplesmente que você assine um contrato, para ter acesso a um “mundo mágico”, que resolve os seus problemas com faturamento, com a falta de clientes!

Eles sabem que a geração de tráfego (trazer os clientes para a loja) é um dos maiores desafios neste mercado cada vez mais competitivo. Geração de Tráfego com qualidade é uma das principais dores sofridas por todos os proprietários de farmácias.

O CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL

O que eles não dizem é que, com a falta de conhecimento, se você não tomar cuidado, o remédio da venda online pode ser um veneno para o seu negócio! Aliás, ele tem muitos efeitos colaterais, que podem decretar o fechamento da sua farmácia. Ela pode quebrar!

Este é o ponto crucial que queremos alertar com este artigo! E para aqueles proprietários que entram de cabeça, sem nenhum aviso prévio, mas que percebem a gravidade depois do início da operação, é possível a cura, mas alertamos que podem ficar algumas sequelas importantes. Percebeu como a prevenção é fundamental?

A Consultoria Gilson Coelho conhece profundamente (com dados e fatos) o mercado de farmácias no Brasil! Conhecemos as oportunidades do mercado e as suas ameaças. Enfim, estamos tentando fazer uma importante contribuição, chamar a atenção para o risco, levar conhecimento de alto nível, fazer algo preventivo.

Tanto na vida como mundo dos negócios, a prevenção é muito mais assertiva do que a correção.

AS ESTATÍSTICAS ENGANAM VOCÊ

Em relação os riscos do e-commerce e marketplace, é claro que a pandemia acelerou o processo das vendas online! Mas é claro também que o lockdown ao redor do mundo acabou forçando os consumidores a buscarem alternativas para ter acesso aos seus bens de consumo. Imagine o quanto essa busca foi importante em se tratando de alimentos, medicamentos, todos aqueles itens que são absolutamente essenciais para a vida humana.

As pessoas simplesmente não tinham alternativas! Elas estavam com receio da exposição social, risco de contágio, perda de pessoas queridas, preocupações ao extremo.

Em conclusão este era um cenário motivado pela pandemia e que, naquele momento, estava mudando a rotina das pessoas. Mas não era uma mudança natural, cultural, como aquelas que ocorrem normalmente, ao longo do tempo. Era sim uma mudança imposta pelas circunstâncias, que, enquanto permaneceu, acabou revolucionando a nossa forma de conviver e consumir.

NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM!

Ainda falando sobre os riscos do e-commerce e marketplace naquele momento, quando o cenário era de apreensão e medo, onde quase nada podia ser feito como antes, a web era o único ambiente seguro, de navegação tranquila, sem preocupação, sem restrições.

Quando se analisa um fenômeno estatístico encima de uma base pequena e pontual, um nicho, mas que passa por um processo de expansão como ocorreu com a venda online na pandemia, tudo se torna gigante. Extraordinário!!! Excepcional!!

Os exploradores de plantão não iriam perder esta oportunidade para induzir que estaríamos diante de uma nova realidade. Assim sendo, não era conveniente pra eles tratar a covid como um ponto fora da curva, que o regime de exceção iria permanecer por um certo tempo.

Ainda hoje, se você pesquisar sobre empresas oportunistas que estão ganhando muito dinheiro vendendo soluções para comercialização online, verá que eles desfilam os números de 2020 e 2021, com raríssimas ressalvas.

VOCÊ VAI CONHECER VERDADEIRAS ESCALADAS

Mesmo assim, as informações sobre o boom da internet são geralmente distorcidas.
Geralmente são informações originadas nos Estados Unidos, com dados do mercado amplo (todos os ramos de negócio) e poucas informações sobre o nicho, mais que específico, do ambiente de farmácias.

Na real, o volume de medicamentos comercializados no mundo online é ínfimo, não chega a 2% do total. E o pouco que é vendido, é todo ele praticamente sem lucro, com custos elevadíssimos, que veremos nos detalhes mais adiante.

E-COMMERCE COMO UMA SOLUÇÃO FÁCIL

Basta navegar pela web e você será convencido que não precisa se preocupar com nada, que a venda pela web é muito simples, que o ambiente online conecta você com o mundo.

Se você tiver algumas dúvidas, irá encontrar solução pra tudo em se tratando de e-commerce. A ideia que você não vai depender mais dos seus antigos clientes da vizinhança, e passar a ter o mundo aos seus pés é muito sedutora!

Além disso, nesta etapa de pesquisas pela web começam a surgir os equívocos! Proprietário imagina que, pelo fato de já possuir uma loja física, simplesmente precisará fazer algumas adaptações para começar a vender pela web. É isso que a maioria imagina. E todos aqueles que vendem soluções para a venda online não fazem nenhuma questão de enfatizar estes equívocos.

Ninguém explica para o iniciante que o universo online é outro mundo, “outro negócio”, “outra loja”, “outro marketing”, outra realidade sobre a qual a maioria dos empresários conhece muito pouco. Uma outra cultura no final das contas.

Aliás, por menor que seja a sua loja física, ela possui alguma relevância no seu bairro, as pessoas conhecem o seu folheto de ofertas, o seu endereço. A comunidade sabe da existência da sua farmácia.

VISIBILIDADE DA WEB NÃO GARANTE RETORNO FINANCEIRO

Por outro lado, o mundo da web pode não saber absolutamente nada sobre a existência da sua farmácia. Acredite, existir na web é muito diferente do que ser relevante na web. Ter milhares de curtidas na web é muito diferente de vender algo neste ambiente.

Mas na medida em que o proprietário começa a ter uma noção, por mais básica que seja, sobre os desafios e-commerce, ele acaba se encantando mesmo é com o Marketplace!

Sim, o Marketplace ameniza em muito os desafios operacionais para quem quer vender na web fazendo a gestão da própria loja. Quando você conhecer a nossa MATRIZ DE TOMADA DE DECISÃO, irá compreender nos detalhes a diferença entre E-commerce e Marketplace.

O MARKETPLACE SIMPLIFICA AINDA MAIS

Por que se preocupar com o tráfego de clientes se você pode colocar sua loja em um grande shopping, cheio de gente? Não é este o raciocínio no mundo das lojas físicas? Pois ele é muito parecido no mundo virtual. Sua loja virtual fará parte de um grande shopping virtual onde se comercializa de tudo, inclusive medicamentos.

Na primeira página de qualquer Marketplace a relevância do empreendimento é estampada pela quantidade dos milhões de clientes que acessam a plataforma. Não que este volume expressivo de clientes esteja lá toda hora consumindo de tudo, mas eles são contabilizados na sua totalidade com a finalidade revelar volume de tráfego.

É verdade também que muitas outras farmácias, de todos os tamanhos poderão estar lá, fazendo as suas ofertas, tentando ser percebidas, tentando marcar território. Isso lembra concorrência, disputa pelo cliente, mas as empresas que operam no ambiente de Marketplace irão argumentar que você não precisa se preocupar.

Quando você decide colocar sua loja em um Marketplace, vai perceber que eles não querem que você pense. Eles dominarão a inteligência do negócio. Você praticamente não precisa pensar. Pode dispensar a cabeça!!! Precisará só do corpo, dos seus braços para despachar os pedidos.

Literalmente não terá a inteligência do seu próprio negócio. Mas, quanto você precisará desembolsar para ter o privilégio de não precisar pensar, muito menos estudar o próprio negócio? Se você não estiver sentado, recomendo que alcance uma cadeira, antes de prosseguirmos.

No Marketplace você vai pagar algo entre 12 a 20% do faturamento bruto. É o que eles chamam de comissão! Preste atenção neste termo – comissão! O valor da comissão, sozinho, já se torna um impeditivo gigantesco para a farmácia operar neste ambiente.

MAS A COMISSÃO NÃO É O ÚNICO DESAFIO

Fique atento, pois neste momento nós estamos falando somente da despesa chamada de comissão, que é uma espécie de ROYALTIES pagos ao MARKETPLACE pela expertise que ele possui e que facilita a vida do lojista em inúmeros processos específicos, típicos da operação pela web. Não estamos falando ainda de outras despesas operacionais importantes.

Também não falamos nada ainda sobre o CMV – Custo da Mercadoria Vendida no ambiente web. Este é um indicador importantíssimo e muito elevado quando se trata do ambiente altamente competitivo da venda online.

Despesas elevadas somadas com CMV também elevado terminam por colocar o ponto de equilíbrio da empresa nas alturas! O que isso significa? Significa que loja vai precisar de um faturamento muito elevado para atingir o ponto de equilíbrio, para empatar. Você sabe que no empate técnico o lucro é zero.

Precisará de um faturamento ainda mais estratosférico para conseguir algum resultado positivo na última linha. Percebe a dificuldade que são os riscos do e-commerce e marketplace? Enquanto que resultado na última linha demora pra aparecer, necessita de altos volumes de vendas (outros concorrentes também precisam), o contas à pagar é crescente e presente em todas as etapas do crescimento, da expansão e do faturamento.

PRECISAMOS ESTUDAR COM PROFUNDIDADE O AMBIENTE ONLINE PARA FARMÁCIAS

É muito desafiador tentar explicar todas as implicações e riscos da operação online para farmácias em um único artigo em um blog.

Por conta destes desafios e dos inúmeros riscos, agendamos no mínimo, um encontro exclusivo pela web, oportunidade em que vamos aprofundar em uma MATRIZ PARA TOMADA DE DECISÃO, falar sobre as principais diferenças ente E-COMMERCE & MARKETPLACE.

A compreensão dos impactos da venda online na saúde financeira das farmácias é absolutamente fundamental, pois a grande motivação dos proprietários está relacionada ao aumento do faturamento e também do resultado.

ROI – RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO

Mas, é justamente aí que mora o perigo! Até o momento ninguém estava mencionando os riscos do e-commerce e marketplace desta empreitada. Para uma farmácia independente ou pequenas e médias redes, uma aposta equivocada em um investimento que aumente os riscos, a iniciativa pode ser fatal.

Se você acelera uma operação em que o retorno vai ficando cada vez menor, e os investimentos cada vez maiores, a empresa caminha para um processo de degradação. Isso precisa ser conhecido, mensurado e administrado. 

Nossa consultoria dedicou o mês de outubro de 2022 como inicio de uma cruzada de esclarecimentos sobre estes riscos, com um grande encontro exclusivo, só para convidados, pelo Youtube ao final do mês.

Após o mês de outubro, faremos encontros pontuais pré-agendados para quem desejar esclarecimentos sobre este tema. Tomamos esta decisão de deixar este tema em aberto, indefinidamente. Optamos por isso devido ao grande interesse por ele verificado na web, e também devido a certeza que esta demanda não irá diminuir tão cedo.

O processo de crescimento das vendas é fundamental para a consolidação da empresa, mas é óbvio que ele não precisa ser necessariamente pela venda online. É fundamental que você conheça outras alternativas, que sejam sustentáveis e mais condizentes com o mercado de medicamentos.

Solicite um encontro com Gilson Coelho sobre este tema tão importante! Após os esclarecimentos sobre a MATRIZ DE TOMADA DE DECISÃO, você estará absolutamente informado e também habilitado a seguir em frente, de maneira sustentável.

Se você gostou desse assunto e quer saber mais sobre, deixamos aqui uma sugestão de matéria:

Perigo, não confunda faturamento com resultado!

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