Em qualquer empresa, de qualquer ramo, a elaboração de uma estratégia constitui uma ferramenta imprescindível, facilitando o desenvolvimento dos trabalhos e os resultados obtidos. E assim como qualquer empresa, o planejamento estratégico para farmácias também é fundamental para uma gestão farmacêutica de alta performance. Entre os seus benefícios estão:
- Monitoramento dos indicadores vitais do negócio.
- Atuação pró-ativa em cima das fraquezas identificadas.
- Espírito de corpo e de união em torno dos objetivos traçados.
- Desenvolvimento de um RH Estratégico.
- Melhor aproveitamento das oportunidades de mercado.
Uma visão equivocada que se observa no mercado é a ideia de que, devido ao fato de a empresa ser pequena, não é necessário o planejamento estratégico para farmácias. Pelo contrário. Nesses casos a elaboração de um plano se torna ainda mais importante devido aos seguintes fatores:
- A empresa está enfrentando grandes corporações com grande poder de barganha, muito conhecidas e reconhecidas no mercado.
- Como os concorrentes não são fracos, é preciso avaliar adequadamente qual será o seu posicionamento e focar nos seus diferenciais, ponto no qual os grandes têm muita dificuldade, quer pela inércia, pela burocracia, arrogância ou outro impeditivo.
- Por estar em um mercado acirrado, as pequenas farmácias precisam avaliar com cuidado e incorporar noções de profissionalização.
- Praticar gerenciamento com base em dados e fatos, minimizar os erros, maximizando os acertos.
Uma vez estabelecido o planejamento estratégico na farmácia precisará ser comunicado, defendido e perseguido por todos que fazem parte da empresa.
Será também um bom referencial para os clientes, fornecedores e parceiros em geral, facilitando o entendimento sobre a identidade, objetivos e posição frente ao mercado.
O planejamento estratégico da farmácia também precisa ser refletido no material de comunicação. Isso porque existem muitas situações envolvendo até mesmo empresas de médio porte em que o planejamento da farmácia fica muito prejudicado devido ao não reconhecimento dos rumos, o que presume a necessidade de um bom trabalho envolvendo Visão, Missão e Valores.