Produtividade no Ambiente de Farmácias

Produtividade no Ambiente de Farmácias - Gilson Coelho - Destaque

A Gestão de Farmácias no Brasil tem se mostrado um tema necessário e estratégico nos últimos anos, especialmente a partir de 2020, quando o mercado de medicamentos teve um crescimento generoso, com uma média de dois dígitos anuais, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) se manteve acanhado. A pandemia mundial também contribuiu para a percepção de que a farmácia é um negócio seguro e essencial, especialmente em um país continental e carente de saúde como o Brasil.

No entanto, o aumento da concorrência e a limitação do poder aquisitivo da população tornam o ambiente de gestão ainda mais desafiador. Neste novo cenário, a produtividade por funcionário deve ser uma preocupação importante para os modelos de gestão de farmácias no Brasil.

A produtividade por funcionário não pode ser analisada apenas do ponto de vista quantitativo do faturamento, mas deve levar em consideração os custos e despesas envolvidos e estar atrelada aos resultados. Por exemplo, um funcionário que mais vendeu no mês, mas cuja venda deu prejuízo, não pode ser considerado o campeão da produtividade.

Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas é fundamental para melhorar a produtividade nas farmácias, especialmente porque a interação humana é essencial nesse setor. Porém, o alto turnover na área reflete um atendimento precário, o que pode prejudicar a empresa a longo prazo. É preciso analisar vários indicadores de sobrevivência e desempenho para qualificar o debate sobre Gestão de Farmácias no Brasil.

Consultoria e Capacitação Corporativa

A Consultoria e Capacitação Corporativa, especializada em pesquisa e orientação sobre produtividade no Canal Farma há 30 anos, destaca a importância do conhecimento aplicado e da execução do processo na melhoria da produtividade. Ferramentas de gestão de alta performance e tecnologia na Educação Corporativa são fundamentais para garantir a execução e, consequentemente, os resultados.

O atendimento ao cliente é fundamental para gerar valor agregado para a farmácia, os clientes e os próprios funcionários. Por isso, é importante que os funcionários estejam engajados e interajam com os clientes, evitando atuar como “braços mecânicos”. A produtividade tem forte relação com a percepção ativada, razão e emoção presentes na relação com os clientes.

Em resumo, a Gestão de Farmácias no Brasil deve considerar a produtividade por funcionário, a Gestão de Pessoas, a execução do processo e a interação com os clientes para garantir resultados positivos e sustentáveis no longo prazo

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