Em constante transformação, o mercado varejista exige dos profissionais, mais do que tudo, a habilidade de se adaptar às mudanças. No setor farmacêutico, os conhecimentos técnicos e operacionais continuam sendo fundamentais. Contudo, a busca por qualificação profissional na farmácia é vista como um diferencial competitivo necessário para uma carreira de sucesso.
O varejo farma possui particularidades, assim como os trabalhadores que atuam nesse segmento. O desafio da atualidade, por sua vez, é desenvolver competências que estejam condizentes com as novas necessidades desse setor. Conheça a seguir alguns desses novos conhecimentos.
Gerente proprietário
Espera-se do gestor a capacidade de coordenar a equipe, a fim de realizar o planejado pelos donos da farmácia. Para isso, habilidades de liderança, resiliência e comprometimento são diferenciais. Além disso, o gerente precisa ter uma visão mais estratégica perante indicadores de desempenho, tanto individuais quanto coletivos.
Farmacêutico gestor
A maioria dos trabalhadores possui ampla habilidade em tarefas mais técnicas. Todavia, o varejo farma brasileiro é carente de mão de obra com conhecimento especializado em gestão. Esta habilidade é fundamental para elevar uma farmácia à patamares de destaque, ou, então, fazer do profissional uma pessoa disputada pelo mercado.
Balconistas
Um atendimento diferenciado, humanizado, rentável e padrão com foco na fidelização do cliente, é a base da qualificação profissional na farmácia. Hoje em dia, o varejo é deficiente dessa característica e o setor farmacêutico deve fazer disso um grande diferencial competitivo. Clientes valorizam um bom atendimento, sendo um critério para priorizar um estabelecimento de outro.
Cultura de indicadores + Gestão à vista + Metas e Métodos
De forma geral, as transformações do mercado criaram um ecossistema no qual o amadorismo e o “fazer por fazer” perdem espaço para pessoas mais visionárias, produtivas e eficazes. Profissionais esses que buscam, constantemente, por qualificação e treinamentos.
Lembra que falei sobre a visão estratégica sobre indicadores? Hoje, o conhecimento é aliado de ferramentas de monitoramento, sistemas esses que propiciam aos gestores e empresários meios para um desenvolvimento sustentado em métricas e parâmetros.
Por isso, os profissionais devem ter a habilidade de lidar com essas ferramentas em prol de extrair insights para o desenvolvimento do negócio. É claro que ninguém é obrigado a nascer sabendo tudo, e esses saberes se constroem com dedicação e investimento. Já a inércia, essa é uma escolha arriscada.