Investir na capacitação dos colaboradores é uma das principais ferramentas para o crescimento nos negócios. Entretanto, nem sempre o treinamento em farmácias traz o resultado esperado. Você sabe por que isso acontece?
Muitas vezes o problema não está no método utilizado, mas sim no objetivo definido. Isso por que o treinamento em farmácias não deve ter um fim em si próprio, mas sim ser um meio na busca pela transformação.
Por que o treinamento em farmácias nem sempre apresenta bons resultados?
É comum vermos farmácias que investem constantemente em treinamento para os colaboradores, mas que não colhe resultados positivos. Isso gera uma série de questionamentos sobre métodos de preparação, quantidade de treinamentos ou mesmo a qualidade do que está sendo apresentado.
O problema é que de nada adianta orientar e apresentar novas práticas, estratégias ou qualquer tipo de conteúdo se não houver uma busca pela transformação que deve ser feita por meio da aplicação dos métodos demonstrados no treinamento.
Você treina os colaboradores da farmácia ou transforma?
Essa pergunta é a mais importante que você deve fazer na hora de avaliar os treinamentos aplicados. Para poder obter uma melhora real no desempenho dos colaboradores é preciso haver uma transformação de comportamento.
Essa mudança na maneira da sua equipe se comportar é a peça-chave para que o seu negócio passe a apresentar resultados positivos. Muitas vezes os treinamentos trazem bons conteúdos e ideias, mas não impactam a equipe e não fazem nenhuma diferença.
Como transformar a sua farmácia?
Para poder obter uma mudança significativa em seu negócio é preciso que o treinamento seja pensado para a sua realidade, pois só assim ele terá o efeito transformador necessário.
Isso é feito observando os indicadores e medidores e planejando ações que provoquem os efeitos desejados para o seu caso. Após encontrar o problema será possível definir qual será a solução e como aplicá-la.
É importante notar que para que o treinamento seja eficaz, e surta efeito, ele não deve apenas “despejar” conhecimento. Pense que tudo aquilo só terá resultado se toda a habilidade adquirida for posta em prática pelos colaboradores.
Uma maneira de observar se tudo está dando certo é constantemente analisar os resultados que os treinamentos estão apresentando. Afinal, de nada adianta gastar todo o tempo, sem mensurar os dados e verificar a efetividade dos resultados, correndo assim o risco de desperdiçar tempo e dinheiro.
Tenho certeza que após tudo isso você deve estar avaliando se sua farmácia está fazendo treinamento ou transformação. Se ainda não está, pare de desperdiçar recursos e comece a mudar o comportamento do seu time hoje mesmo para conseguir os resultados que você deseja.