Consultoria para Farmácias: Tablóide de Ofertas

Consultoria para Farmácias: Você já parou para pensar sobre os efeitos possíveis do tablóide no seu negócio? Ele tem impacto tanto no curto quanto no longo prazo.

O tablóide de ofertas é uma importante ferramenta de marketing, na qual muitas farmácias já objetivam um faturamento entre 10 a 20% do total das vendas via tablóide de ofertas.

Entenda o que tem por traz desta ferramenta, faça suas adaptações e tire proveito, melhorando alguns indicadores importantes do seu negócio. Vejamos os mais importantes:

  • imagem de preços competitivos;
  • imagem de um mix mais amplo, já que muitas pessoas lembram da farmácia muito mais por causa dos medicamentos;
  • imagem de uma empresa que tem novidades, se renova, se preocupa em aumentar as opções para os seus clientes;
  • instrumento de desafio para o público interno, necessitando alguma interação com os clientes, saindo da postura passiva de simplesmente esperar as prescrições;
  • divulgação da sua marca, permitindo que saia do ambiente da loja, muitas vezes entrando na casa dos clientes;
  • vendas, impacto positivo no faturamento.

O critério para precificação:
Normalmente adota-se no tablóide, preços mais atrativos dando a conotação de oferta, de oportunidade aos clientes, mas isto não significa que você terá perdas, muito pelo contrário, terá lucros. Os itens já estão sendo oferecidos para a sua loja com um desconto diferenciado. É muito importante que você pense no conceito de giro! Isto significa o seguinte: já que o preço vai estar conveniente, quanto mais clientes perceberem este benefício, melhor para a sua loja, acabará vendendo maiores quantidades. O conceito de giro presume que, se a tendência é ganhar menos por unidade vendida, precisamos vender boas quantidades.

A comunicação eficaz:
Já que a sua loja terá preços competitivos, e que os clientes adoram estas novidades, é fundamental que eles saibam disto. Seria um erro muito grande, conseguir vantagens para os clientes e não levar a eles este fato novo.

O melhor lugar para entrega:
É na loja, pois ali estão os produtos, o consumidor e o dinheiro. Aliás, mesmo que ele não tenha dinheiro, poderá comprar, via convênio, cartão de crédito, por exemplo.

Como entregar o tablóide para o cliente:
Nunca entregue o tablóide como uma folha qualquer, fechada, pois desta forma não convida a que o cliente faça alguma reflexão sobre as ofertas disponíveis na loja. Para a cliente que veio com crianças, entregue o tablóide aberto, já chamando a atenção no item infantil que está em promoção. Para o Senhor, a indicação será encima do produto para homens que está em oferta especial, e assim por diante. Desta forma, você estará direcionando a percepção do cliente, indicando um produto do qual ele é cliente potencial, agilizando a decisão de compra, e que bom que esta decisão ocorrerá justamente na sua loja.

Será que vai dar resultado?
Experimente aplicar estas sugestões, mas estabeleça um medidor para aferir a diferença da venda dos mesmos itens, com e sem o tablóide. Aplicando na sua loja as indicações aqui feitas, não será difícil detectar (medindo), que você já iniciou o processo que culminará no domínio de umas excelentes ferramentas de marketing.

Boas vendas, sucesso!!!

Gilson Nelson Coelho – Consultoria para Farmácias.

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