Rede de Farmácias – Processo de Expansão

Rede de farmácias - processo de expansão - Gilson Coelho - Destaque

Rede de farmácias já consolidadas ou até mesmo pequenas e médias redes estão percebendo que o mercado de farmácias no Brasil vive um momento ímpar, como um grande ecossistema repleto de oportunidades, mas também de grandes desafios. 

Com as demandas crescentes impulsionadas pela pandemia, o universo das farmácias se tornou a menina dos olhos para expansão. Não só para quem já atuava no ramo, mas também para novos investidores em busca de recompensas mais atrativas.

Expansão é a palavra de ordem quando se percebe um mercado mais atrativo, mais seguro, com mais previsibilidade nas suas receitas. Menos subordinado ao mau humor provocado por qualquer tipo de variação interna ou externa. Expandir para ocupar as lacunas de oportunidades existentes no mercado.

Aliás, no que se refere aos desafios a expansão ocorrerá em um ambiente mais competitivo, mais competidores, mercado muito mais seletivo, onde não existirá espaço para os amadores.

Expansão de qualquer jeito, sem um modelo de negócio qualificado, neste mercado competitivo, pode significar a ampliação do caos, muitos retrabalhos, com impacto em custos adicionais, reflexos e prejuízo para a marca, frustrações inconvenientes, perda de confiança.

UM BOM MODELO DE NEGÓCIO

Para uma rede de farmácias que precisa escalar com capital próprio, ela não é submetida às exigências de um investidor externo, como ocorre com as franquias. No caso da rede, deve partir da própria diretoria as exigências em alcançar, antes de expandir pra valer, um modelo de negócio de alto nível, com rentabilidade elevada, capaz de gerar os recursos necessários para um plano de expansão sustentável. Só depois de consolidar o excelente modelo de negócio, multiplica-se então o modelo. Multiplica-se o que a empresa tem de melhor. Caso contrário, multiplica-se problemas.

PROPRIETÁRIOS DE REDE DE FARMÁCIAS PRECISAM DE OBJETIVOS CLAROS

Nosso objetivo neste artigo é contribuir com o proprietário para que ele seja o mais assertivo possível no ajuste do modelo de negócio, não só antes, mas também durante processo de expansão. Em nenhum momento ele pode desviar do foco no resultado, como forma de garantir o aporte financeiro para continuar expandindo.

Ao longo da nossa jornada com a consultoria, já experimentamos um caso onde a melhoria do modelo de negócio agradou em muito às exigências de um investidor, que acabou fazendo uma grande aliança com nosso cliente e hoje evoluem como um dos planos de expansão mais arrojados do Brasil. Aliás, não era esta a intenção original do proprietário da rede de farmácias, mas foi exatamente o  que acabou acontecendo.

Na prática, você nunca perde nada ao aprimorar o seu modelo de negócio. Trata-se de uma ação muito semelhante a você criar uma plataforma de lançamento, que vai permitir a escalabilidade, de uma maneira sustentável. Agregar valor ao seu empreendimento, pela via do aporte de conhecimento, é o melhor investimento que você pode fazer para a sua empresa.

MERCADO DE REDE DE FARMÁCIAS CHAMA A ATENÇÃO DE INVESTIDORES.

A pandemia chamou a atenção do mundo para aqueles segmentos de negócios que são absolutamente imprescindíveis para a vida humana.

Mesmo antes da pandemia, já era público e notório a importância das farmácias na vida de todos nós. Mas esta relevância ficou ainda mais acentuada, a julgar pela demanda crescente dos medicamentos, não só do ponto de vista da prevenção, a preocupação crescente com as comorbidades mas também das correções. Por conta das correções, agravadas pelas sequelas da Covid, cuja totalidade a ciência ainda está tentando dimensionar.

Em relação a rede de farmácias, o fenômeno da Covid pintou com cores mais fortes um quadro que já se destacava pelo aumento da expectativa de vida, o avanço da ciência, o acesso aos medicamentos diante de um sistema oficial de saúde que possui muitas dificuldades em corresponder às necessidades básicas da população.

A farmácia é o primeiro porto seguro da população e esta realidade será ainda mais significativa no futuro. E em país continental como o Brasil, ela se torna ainda mais relevante, pois é lugar de informação, orientação qualificada, o radar mais próximo do cidadão para detectar qualquer movimento de anomalia no que diz respeito à saúde da população.

Contudo, quanto mais nós estudamos a realidade das farmácias no Brasil, mais nos convencemos das necessidades da população e o reconhecimento das farmácias para suprir as suas demandas. Todo bom investidor sabe que onde tem necessidades tem oportunidades de negócios!!!

Este conteúdo foi inserido aqui para chamar a atenção de quem já está no ramo de farmácias. Certamente você já conhecia este ramo de negócio, agora sabe que ele se tornou ainda mais relevante. É de se imaginar também que seja  ser um dos primeiros a querer investir no próprio negócio.

FAZER UNS AJUSTES PARA EXPANSÃO SUSTENTÁVEL

Uma empresa que pretende fazer um processo de expansão, mas que tem uma Gestão de Compras e Estoques de baixo nível, NCG – Necessidade de Capital de Giro muito elevada, precisa fazer, antes de qualquer iniciativa, uma revolução na gestão destes grandes temas.

Com estas dificuldades o processo de expansão será muito prejudicado, correndo sérios riscos da falta de recursos, dificuldades financeiras, falta de disciplina. Contudo,com a presença destes ingredientes para o processo de expansão não se sustentam, será muito moroso, estressante e com sérios riscos de terminar buscando ajuda em bancos comerciais, com taxas estratosféricas.

Poucas vezes, em 30 anos no Canal Farma, eu vi um proprietário solicitar um diagnóstico financeiro para saber se estava ou não em condições de fazer um processo de expansão. Por conta desta despreocupação no começo, muitos acabam vindo, meio que obrigados, buscar uma orientação só que depois estarem totalmente endividados. É que, em pleno processo de expansão, faltou dinheiro, eles foram aos bancos, conseguiram recursos à custos estratosféricos, e agora toda a operação precisa lidar com uma despesa financeira fora do comum.

Bancos emprestam dinheiro mediante garantias! Eles simplesmente querem saber se você pode pagar! Entre as garantias, exigências muitas vezes a casa, terrenos, outros imóveis, são dados em garantia. O banco libera o dinheiro mediante as garantias, mas não está nem aí para a saúde financeira do seu negócio.

Ao longo destes 30 anos de experiência no Canal Farma, nós criamos um Banco de Conhecimento Específico sobre Gestão de Farmácias. Nós gostamos de ser consultados sobre este nosso banco. Ele tem salvo muitos proprietários das sérias dificuldades financeiras, agravadas pelos bancos comerciais.

Qualquer consulta ao nosso banco de conhecimento, será muito mais assertiva se ela acontecer antes da visita à qualquer banco comercial. Acredite!!!

CONHECIMENTO ESPECÍFICO FORMATADO PARA REDE DE FARMÁCIAS

A relevância do ambiente de rede de farmácias e o aumento da competitividade, provocam uma inevitável demanda por conhecimento específico, de alto nível, para fazer frente a um processo crescente de profissionalização cada vez mais acelerado neste segmento.

Consolidar sua marca e expandir sustentavelmente ou até para abrir uma franquia, a formatação de padrões de desempenho está na base da estratégia competitiva.

Quando se tem quase 30 anos de dedicação, pesquisa e inovações exclusivamente  dedicadas ao Canal Farma, consegue-se um arsenal diferenciado de conhecimento específico para este ramo de atuação. Melhor ainda, por praticar um processo de consultoria voltado para alta performance, com foco no resultado, ao longo da sua trajetória, Gilson Coelho vem desenvolvendo métodos e processos exclusivos, reconhecidos pelo mercado como verdadeiras ferramentas de transformação.

Este conhecimento pavimenta o processo de profissionalização em todos os níveis, abrangendo todas as Competências Críticas necessárias para um desempenho superior.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

Se o novo ambiente de farmácias provoca uma demanda por conhecimento específico cada vez mais qualificado e crescente, uma Universidade Corporativa é estratégica e muito bem vinda! Ela tem tudo a ver com a necessidade de profissionalização e tem o Capital Intelectual como vantagem competitiva.

Acredite, acaba de bater à sua porta um processo revolucionário que permite a  capacitação dos funcionários, em todos os níveis, simultaneamente, com a agilidade que mercado necessita, suprindo todas as competências críticas necessárias para um desempenho superior. Isso significa potencial para excelência em métodos e processos com tudo absolutamente integrado, instantâneo, com todos os pré-requisitos para suportar qualquer processo de expansão. Isso significa muito mais resultado, em menos tempo.

Estamos falando de produtividade, de alta performance, diferenciação para empresas visionárias. Sua empresa!

A sua Universidade Corporativa vem acompanhada de alta tecnologia, embarcado em uma PLATAFORMA LMS (Learning Management System) de alto nível, que fala a linguagem do RH 4.0, com tudo o que existe de melhor em Educação Corporativa ao redor do mundo. Aportuguesando o nome da plataforma, por aqui nós chamamos de AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Sem limite geográfico, sem limite de acessos, 100% digital, totalmente customizável.

Vale muito a pena conhecer os detalhes desta verdadeira revolução.

FALTA DE CAPACITAÇÃO ERA GARGALO PARA EXPANSÃO

A fórmula para um plano de expansão sustentável depende de três fatores: capital, um bom modelo de negócios e gente qualificada, em todos os níveis.

Quando a empresa inicia um processo de expansão, saindo do seu raio de atuação original, começam as dificuldades para enfrentar os desafios impostos pela geografia. Aparece a necessidade de disponibilizar conhecimento em todos os níveis, cada vez mais longe da base, antes da farmácia vender um só comprimido.

A capacitação no modelo antigo, presencial, sempre enfrentou todas as dificuldades neste cenário de expansão. Em um segmento onde o aspecto humano é fator crítico de sucesso, não capacitar funcionários antes da abertura da farmácia significa começar de qualquer jeito. Do jeito que é possível fazer.

Mas estas dificuldades terminam por decretar um desempenho medíocre na etapa de abertura, momento em que uma operação de alto nível seria um excepcional cartão de visitas, impacto positivo na comunidade, dando um recado que a empresa nova é diferente, faz diferente, causa um impacto muito positivo na maneira como atende os clientes.

Além do impacto fundamental nos clientes, a capacitação antecipada também traz muitos outros benefícios para a empresa que está expandindo! Desde o primeiro cliente, a operação propicia CMV (Custo da Mercadoria Vendida) baixo, ticket médio elevado. Estamos falando de um atendimento diferenciado, humanizado, rentável e padrão.

FOCO NO RESULTADO

Quando a gente estuda a história das farmácias no Brasil, compreende-se facilmente que houve uma época em que o resultado da operação se manifestava com muito mais facilidade. Havia menos concorrência, menos redes, menos exigências dos órgãos regulatórios, consumidor menos informado, inflação e remarcações indexadas na economia. As farmácias eram regionais, hoje elas estão se tornando redes nacionais, com operações espalhadas por todo o Brasil e em cidades de qualquer tamanho.

Foco no Resultado faz parte do novo Mindset! É tema obrigatório para todas as lideranças, a começar pelos proprietários. Isso pode ser aprendido, precisa ser ensinado, e quanto mais rápido melhor.

Estamos falando de conhecimento específico sobre gestão de rede de farmácias, ALIÁS ESSES fundamentos SÃO imprescindíveis, para todos os níveis, começando pelo alto comando. Este é um daqueles temas que temos muito prazer em conversar e planejar! Também gostamos de refletir sobre a rentabilidade das grandes redes, como elas se posicionam, qual é a realidades das pequenas e médias, das farmácias independentes.

Gostamos de conversar sobre Foco no Resultado porque sempre afirmamos que, com as nossas contribuições você pode alcançar resultado diferenciado, acima da média nacional, em curto espaço de tempo. Temos muito prazer em explicar como que tudo isso acontece na prática.

Um Plano de Expansão da sua empresa é algo muito sério! Ele precisa ser realizado com segurança, experiência. Faça contato conosco se julgar necessário. Teremos muito prazer em contribuir na sua jornada!!!

Se você gostou desse texto e quer se informar ainda mais? Separamos outras duas matérias para você.

Gestão financeira da sua farmácia, Tudo o que você precisa saber!

Mudanças de mindset nas farmácias brasileiras

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