Saber gerar tráfego com segurança para expandir a empresa e consolidar a sua marca no mercado é tarefa imprescindível para qualquer empresa, principalmente no ramo de farmácias. Com o acirramento da concorrência esta habilidade acaba se tornando uma questão de vida ou morte! Mas a grande maioria das empresas não conhece os riscos muito menos o método assertivo, que levou alguns anos para ser desenvolvido e que será abordado neste texto. Confira!!!
A geração de tráfego (atrair clientes) no ambiente de farmácias é uma atividade de altíssima importância pois todo mundo tem objetivos de crescimento, aumentar a sua participação no mercado, consolidar a sua marca, conquistar alguma vantagem em relação aos seus concorrentes.
Mas é justamente aí que mora o perigo: todo mundo quer a mesma coisa e praticamente todos tentam conseguir este feito da mesma forma, geralmente reduzindo os preços, oferecendo mais descontos, o que significa redução imediata das margens. Margens saudáveis são fundamentais para cobrir as despesas e garantir um determinado resultado na última linha.
Ao longo dos meus 30 anos de experiência no ambiente de farmácias, fui percebendo o quanto este tema requer cuidado, uma estratégia muito bem planejada, com a presença de indicadores críticos e uma execução muito bem feita. Só assim seria possível que a geração de tráfego no ambiente de farmácias poderia gerar algum tipo de aprendizado, muito mais resultado e uma consequente redução no volume dos riscos.
Na prática, estamos muito longe de gerar tráfego com segurança. A grande maioria das empresas simplesmente reduz os preços, flertando perigosamente com o precipício mas se deliciando com o aumento do faturamento.
Nestes últimos 20 anos, com crescimento médio de dois dígitos comparado com um PIB do Brasil oscilando muito próximo de zero, o mercado de farmácias acabou facilitando a vida de todo mundo. Em um mercado com crescimento tão generoso, muita gente teve o seu faturamento aumentado devido a estes fatores externos, mas não que isso tenha ocorrido devido ao planejamento meticuloso no processo de geração de tráfego.
MERCADO VAI CONTINUAR ROBUSTO MAS A CONCORRÊNCIA VAI AUMENTAR COMO NUNCA
Todos nós sabemos que a Pandemia chamou a atenção do mundo que farmácia é um bom negócio, que não fecha as portas.
Com esta percepção ampliada, nós teremos uma competição ainda mais acirrada, o novo cenário não será tão tolerante aos erros e o amadorismo na geração de tráfego agora será colocado a prova.
Para complicar um pouco mais, muitos proprietários baixam os preços, aumentam o faturamento mas confundem faturamento com resultado. Esta percepção equivocada aumenta ainda mais os riscos. A falta de conhecimento e ausência de indicadores escondem os sinais de alerta e muitos acabam quebrando, com o Contas à Pagar lá nas alturas.
Geração de tráfego tem Margem baixa e CMV alto. A loja pode até encher de gente, a operação gera tráfego mas está longe de gerar lucro. Ela também eleva o Ponto de Equilíbrio da loja, o que faz com que a necessidade de aumento do faturamento suba de patamar, mas nem sempre este novo patamar acaba sendo alcançado.
A loja cheia de clientes começa uma escalada no aumento do faturamento mas o mesmo não acontece com o resultado final na última linha. A falta de conhecimento e de monitoramento de indicadores críticos aumentam a ilusão de que finalmente o proprietário descobriu a fórmula que vai resolver todos os seus problemas.
A característica mais marcante de toda boa armadilha é a surpresa no final. E quando a surpresa acontece a pessoa se dá conta que o tempo todo ela não estava percebendo os riscos, muito pelo contrário! A realidade final é totalmente contrária às expectativas ao longo do processo.
Em trinta anos de experiência no mercado de farmácias eu perdi a conta de quantos proprietários eu conheci que passaram por este processo sem se dar conta dos riscos a que estão se submetendo.
Conheci também muitas arrogantes, que imaginavam ter “descoberto a pólvora”! Imagina se eles iriam dar ouvidos para alguém que fosse contestar a “fórmula mágica do crescimento” finalmente descoberta?
Muitos perderam as suas empresas! Outros mais humildes aprenderam com os próprio erros e se tornaram mais fortes. Por sermos uma empresa de consultoria especializada no Canal Farma, nós estávamos sempre à procura do melhor resultado, sempre insistindo nos indicadores, fazendo aferições em cada tentativa de ações para geração de tráfego. E o melhor resultado acabou se manifestando.
Foi assim o processo de descoberta: planejava as ações, colocava em prática, media o resultado, observava os erros e acertos, sempre com o uso de indicadores antes e depois de cada campanha. Foi com muita perseverança que aprendemos com a prática e terminamos por desenvolver o mais avançado método para geração de tráfego no ambiente de farmácias no Brasil.
O processo de geração de tráfego só se mostrou realmente eficaz quando integramos Compras , Marketing e Lojas, conforme a figura à seguir.
Sem uma operação integrada e monitorada entre os três setores, é praticamente impossível obter resultado satisfatório na geração de tráfego.
Basta que um destes setores não cumpra a sua função determinada para que a operação não atinja os resultados desejados.
O marketing precisa fazer uma comunicação assertiva, dentro e fora da loja e tomar o cuidado de não falar sempre para o mesmo público.
O setor de Gestão de Compras e estoques precisa arquitetar as campanhas, definir os fornecedores, fazer as pesquisas necessárias providenciar os estoques. Cada vez mais o setor de compras vai assumindo um protagonismo diferenciado, atuando como um catalizador da demanda, sem contar que também precisa muito se ocupar do giro, volume dos estoques, da gestão dos produtos parados.
Quanto à loja, ela é simplesmente o palco da execução, é onde tudo acontece! A loja é o ambiente do show e tudo precisa estar impecável, começando pelo suprimento no tempo certo, a exposição das peças oferecidas pelo marketing, o Layout diferenciado, a venda agregada, entre outros fatores.
Arrume a casa primeiro!
Se você pretende convidar seu amigos para uma visita à sua casa e demonstrar o quanto eles são importantes na sua vida, seja cuidadoso e se prepare para este encontro! A experiência pode ser mágica ou trágica, e o resultado depende muito da sua capacidade de receber, interagir, encantar ou decepcionar.
A pior coisa que pode acontecer é o anfitrião fazer tudo de uma maneira improvisada. Desde o convite até o momento da despedida, a sua capacidade de receber e impressionar será colocada à prova. Se o saldo for negativo, esta tragédia provavelmente fará com que os convidados não queiram nunca mais repetir a experiência.
Mais recentemente nós começamos a disponibilizar o método integrado de geração de tráfego disponibilizando estes conteúdos na forma de trilhas, muito mais completas, principalmente para as lideranças, envolvendo todos os cuidados no que se refere a execução e monitoramento de todo o processo.
Quando se aplica uma metodologia assertiva, com os indicadores na forma de gestão à vista, processos muito bem definidos com foco na execução, a loja se transforma também em um ambiente de ensino e aprendizado. É praticamente zero a distância entre aprender e colocar os conteúdos em prática. Esta é a magia em se adotar uma Universidade Corporativa onde todo o conhecimento disponibilizado está 100% alinhado com os objetivos e metas da organização, o tempo todo.
Uma trilha sobre Geração de Tráfego disponibilizada no ambiente digital é composta de várias disciplinas, setores diferentes, muita agilidade e monitoramento constante de todas as atividades. Fazer tudo isso fora do ambiente digital é praticamente impossível. O primeiro fator importante a ser prejudicado seria o tempo e o outro seria o resultado.
Consulte-nos sobre todos os detalhes do método de Geração de Tráfego que é revolucionário e seguro! Ele permite o crescimento com sustentabilidade, impacta positivamente os clientes ao longo do processo de expansão e consolidação da sua marca.
Se este tema é importante para a sua empresa, converse com Gilson Coelho! O processo de Geração de Tráfego está totalmente integrado, com uma série de outras competências específicas que conferem uma Vantagem Competitiva que faz muita diferença neste mercado tão competitivo.
Se informe especificamente sobre uma trilha muito especial que trata da Ousadia na Geração de Tráfego!
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