Franquia de Farmácias – Processo de Expansão

Franquia de farmácias - processo de expansão - Gilson Coelho - Destaque

O mercado de franquia de farmácias no Brasil vive um momento ímpar, como um grande ecossistema repleto de oportunidades, mas também de grandes desafios. Com as demandas crescentes impulsionadas pela pandemia, se tornou a menina dos olhos para expansão, não só para quem já atuava no ramo, mas também para novos investidores em busca de recompensas mais atrativas.

Uma vez que, por conta deste novo cenário, expansão é a palavra de ordem quando se percebe um mercado mais atrativo, mais seguro, com mais previsibilidade nas suas receitas, menos subordinado ao mau humor provocado por qualquer tipo de variação interna ou externa. Expandir para ocupar as lacunas de oportunidades existentes no mercado.

Quanto aos desafios, a expansão da franquia de farmácias ocorrerá em um ambiente muito mais competitivo, com mais competidores, mercado muito mais seletivo, onde não existirá espaço para os amadores.

EXPANSÃO DE FRANQUIA DE FARMÁCIAS

Entretanto, expansão de qualquer jeito, sem um modelo de negócio qualificado, neste mercado competitivo, pode significar a ampliação do caos, muitos retrabalhos. Isso provoca custos adicionais, reflexos e prejuízo para a marca, frustrações inconvenientes, perda de confiança. Aliás no caso de uma franquia de farmácias, este cenário de amadorismo seria um desastre na medida em que se desenvolve a operação.

Nosso objetivo neste artigo é contribuir com o Franqueador para que ele igualmente corresponda e até surpreenda às expectativas do franqueado! 

Antes de mais nada, queremos lembrar que o franqueado está entrando com o capital, investindo na sua marca! Estamos falando de uma relação de longo prazo, onde a confiança e o otimismo precisam estar presentes sempre. Enfim, o mínimo que se espera do Franqueador é que ele ofereça um modelo de negócio qualificado (o que e como fazer). É muito mais do que os manuais sobre o uso da marca, as orientações sobre fachada, layout interno e externo.

O modelo da franquia de farmácias tem tudo a ver com a forma com que o franqueado vai operar para ganhar dinheiro. Aliás, o capital investido em última análise é em troca desta expertise sobre a operação, junto com o direito de usar a sua marca. Esta é a essência dos royalties que o franqueado paga ao franqueador.

Aliás, você vai perceber mais adiante que o potencial franqueado quer saber mesmo é de resultado. Ele tem mentalidade de investidor. Vai perceber também que investidores que nunca tinham prestado a atenção no ambiente de farmácias, agora se deram conta do quanto o nosso setor se tornou relevante frente a outras oportunidades de investimento.

MERCADO DE FRANQUIA DE FARMÁCIAS CHAMA A ATENÇÃO DE INVESTIDORES

A pandemia chamou a atenção do mundo para aqueles segmentos de negócios que são absolutamente imprescindíveis para a vida humana.

Mesmo antes da pandemia, já era público e notório a importância das farmácias na vida de todos nós. Mas esta relevância ficou ainda mais acentuada, a julgar pela demanda crescente dos medicamentos, não só do ponto de vista da prevenção, a preocupação crescente com as comorbidades, mas também por conta das correções.

Em relação às farmácias, o fenômeno da Covid pintou com cores mais fortes, um quadro que já se destacava pelo aumento da expectativa de vida. O avanço da ciência, o acesso aos medicamentos diante de um sistema oficial de saúde que possui muitas dificuldades em corresponder às necessidades básicas da população.

A farmácia é o primeiro porto seguro da população e esta realidade será ainda mais significativa no futuro. E em país continental como o Brasil, ela se torna ainda mais relevante, pois é lugar de informação, orientação qualificada, o radar mais próximo do cidadão para detectar qualquer movimento de anomalia no que diz respeito à saúde da população.

A princípio, quanto mais nós estudamos a realidade das farmácias no Brasil, mais nos convencemos das necessidades da população e o reconhecimento das farmácias para suprir as suas demandas. Todo bom investidor sabe que onde tem necessidades tem oportunidades de negócios!!!

CONHECIMENTO ESPECÍFICO FORMATADO SOBRE FRANQUIA DE FARMÁCIAS

A relevância do ambiente de franquia de farmácias e o aumento da competitividade, provocam uma inevitável demanda por conhecimento específico, de alto nível. Tudo isso para fazer frente a um processo crescente de profissionalização cada vez mais acelerado neste segmento.

Em suma, seja para consolidar a sua marca e expandir de forma sustentável ou até para abrir uma franquia, a formatação de padrões de desempenho está na base da estratégia competitiva.

Quando se tem quase 30 anos de dedicação, pesquisa e inovações exclusivamente dedicadas ao Canal Farma, consegue-se um arsenal diferenciado de conhecimento específico para este ramo de atuação. Melhor ainda, por praticar um processo de consultoria voltado para alta performance, com foco no resultado, ao longo da sua trajetória, Gilson Coelho vem desenvolvendo métodos e processos exclusivos, reconhecidos pelo mercado como verdadeiras ferramentas de transformação.

Este conhecimento pavimenta o processo de profissionalização em todos os níveis, abrangendo todas as Competências Críticas necessárias para um desempenho superior.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

Se o novo ambiente de franquia de farmácias provoca uma demanda por conhecimento específico cada vez mais qualificado e crescente, uma Universidade Corporativa é estratégica e muito bem vinda! Ela tem tudo a ver com a necessidade de profissionalização e tem o Capital Intelectual como vantagem competitiva.

Esta universidade vem acompanhada de ferramentas tecnológicas de última geração, base de um processo revolucionário que permite a  capacitação dos funcionários, em todos os níveis, simultaneamente, com a agilidade que mercado necessita, suprindo todas as competências críticas necessárias para um desempenho superior. Isso significa potencial para excelência em métodos e processos com tudo absolutamente integrado, instantâneo, com todos os pré-requisitos para suportar qualquer processo de expansão. Isso significa muito mais resultado, em menos tempo.

Estamos falando de produtividade, de alta performance e diferenciação para empresas visionárias. Sua empresa!

A sua Universidade Corporativa vem acompanhada de alta tecnologia, embarcado em uma  PLATAFORMA LMS (Learning Management System) de alto nível, que fala a linguagem do RH 4.0, com tudo o que existe de melhor em Educação Corporativa ao redor do mundo. Aportuguesando o nome da plataforma, por aqui nós chamamos de AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Sem limite geográfico, sem limite de acessos, 100% digital, totalmente customizável.

Vale muito a pena conhecer os detalhes desta verdadeira revolução.

FALTA DE CAPACITAÇÃO ERA GARGALO PARA EXPANSÃO

A fórmula perfeita para um plano de expansão sustentável depende de três fatores: capital, um bom modelo de negócios e gente qualificada, em todos os níveis.

Quando a empresa inicia um processo de expansão, saindo do seu raio de atuação original, começam as dificuldades para enfrentar os desafios impostos pela geografia. Aparecerem as necessidades de disponibilizar conhecimento em todos os níveis, cada vez mais longe da base, antes da farmácia vender um só comprimido.

A capacitação no modelo antigo, presencial, sempre enfrentou todas as dificuldades neste cenário de expansão. Em um segmento onde o aspecto humano é fator crítico de sucesso, não capacitar os funcionários antes da abertura da farmácia significa começar de qualquer jeito. Do jeito que é possível fazer.

Mas estas dificuldades terminam por decretar um desempenho medíocre na etapa de abertura, momento em que uma operação de alto nível seria um excepcional cartão de visitas, impacto positivo na comunidade, dando um recado que a empresa nova é diferente, faz diferente, causa um impacto muito positivo na maneira como atende os clientes.

Além do impacto fundamental nos clientes, a capacitação antecipada também traz muitos outros benefícios para a empresa que está expandindo! Desde o primeiro cliente, a operação propicia cmv baixo, ticket médio elevado. Estamos falando de um atendimento diferenciado, humanizado, rentável e padrão.

FARMÁCIA MODELO

Antes de um investidor decidir em qual empresa ele vai investir o seu dinheiro, é claro que ele vai pesquisar, questionar entre as diversas alternativas qual empresa oferece mais segurança, demonstra mais capacidade de oferecer o melhor ROI – Retorno sobre o Investimento.

Ele quer saber qual empresa oferece o que, e fundamentalmente se ela consegue demonstrar, na prática, na execução, tudo aquilo que afirma fazer. Nós desenvolvemos o conceito de Farmácia Modelo, e consideramos que ela é a base para a multiplicação. A farmácia modelo possui todos os ingredientes do modelo de negócio. Depois da sua formatação, multiplica-se o modelo.

É a fórmula para não se multiplicar problemas, não ofertar ao mercado uma “coisa qualquer” que não se sustenta e cuja escala só vai trazer mais dores de cabeça.

Do ponto de vista da sustentação e reputação da sua marca (branding) uma farmácia modelo é uma declaração objetiva daquilo que você oferece de melhor ao mercado.

Estamos falando de algo importantíssimo quando se trata de um investidor à procura de um porto seguro para aplicar o seu dinheiro.

Enfim, muito cuidado você que é um investidor!!! A farmácia modelo não é aquela que tem o faturamento mais alto. O mercado brasileiro faz muito esta confusão.

FOCO NO RESULTADO

Quando a gente estuda a história das farmácias no Brasil, compreende-se facilmente que houve uma época em que o resultado da operação se manifestava com muito mais facilidade. Havia menos concorrência, menos redes, menos exigências dos órgãos regulatórios, consumidor menos informado, inflação e remarcações indexadas. As redes eram regionais, hoje elas estão se tornando redes nacionais, com operações espalhadas por todo o Brasil e em cidades de qualquer tamanho.

Foco no Resultado faz parte do novo Mindset! É tema obrigatório para todas as lideranças, a começar pelos proprietários. Isso pode ser aprendido, precisa ser ensinado, e quanto mais rápido melhor.

Estamos falando de conhecimento específico sobre gestão de farmácias. Estamos falando sobre os fundamentos imprescindíveis, para todos os níveis, começando pelo alto comando. Este é um daqueles temas que temos muito prazer em conversar. Qual é a rentabilidade média das grandes redes, como elas se posicionam, qual é a realidades das pequenas e médias, das farmácias independentes.

Gostamos de conversar sobre Foco no Resultado porque sempre afirmamos que, com as nossas contribuições você pode alcançar resultado diferenciado, acima da média nacional, em curto espaço de tempo. Temos muito prazer em explicar como que tudo isso acontece.

Nunca é demais repetir que nós possuímos um Banco de Conhecimento, afinal ele sempre estará à sua disposição!

Em suma, um Plano de Expansão via Franquia é muito sério! São muitas expectativas envolvidas. Ele precisa ser realizado com segurança e experiência. Faça contato conosco se julgar necessário. Teremos muito prazer em contribuir na sua jornada!!!

Se você gostou desse texto e quer se informar ainda mais? Separamos outras duas matérias para você.

Clique abaixo para compartilhar esse post!

Postagens Recentes

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.
WhatsApp Responsive Button Olá, como posso te ajudar?