Por conta do novo Coronavírus, o mundo todo mudou de uma maneira muito rápida a sua rotina. O movimento das ruas diminuiu, a movimentação do comércio em geral desacelerou e com diversas restrições.
Nesse cenário, fica ainda mais escancarada a importância das farmácias em momentos como esses. E também como é inevitável que as mudanças que assolam o mundo todo também cheguem na sua farmácia.
No post de hoje “Coronavírus – Mudança de rotina dentro das farmácias“, iremos falar justamente sobre como a mudança de rotina afeta o seu negócio e como se destacar no segmento em momentos como esses.
Coronavírus – Mudança de rotina dentro das farmácias
Entre as 10 recomendações valiosas que destacamos no curso sobre coronavírus, a saída do Piloto Automático com certeza se destaca como sendo de extrema importância nesse momento. Quando você fica preso numa zona de conforto, repetindo uma única metodologia estratégica de serviços, não é possível você ter uma reflexão sobre os acontecimentos que assolam a sua farmácia. Conseguir uma percepção completa do que está acontecendo e os riscos que seu negocio está correndo, cada vez ficam mais difíceis.
A proposta de uma nova rotina, a qual deve estar firmada na ênfase de uma farmácia focada na prestação de serviços, é a solução para a sua saída do piloto automático. Já que esse é o momento de ir ao encontro dos clientes através de um planejamento mais estratégico.
Assim que as primeiras notícias do mundo exaltaram a importância do isolamento social, houve um pico considerável de aumento de vendas de medicamentos nas farmácias. A chamada antecipação de demanda, o que levou muitos proprietários a acreditarem que o aumento foi espontâneo. Mas foi o contrário, o fenômeno chamado “Tráfego Forçado” foi o responsável por esse aumento.
O erro que os(as) donos(as) de farmácia cometeram, foi acreditar que esse pico se manteria estável e acabaram ignorando um planejamento para vivenciar esse momento. Essa hora é a hora de planejar, porque a demanda vai cair.
Dessa forma, é importante pensar como cliente. Agora, ele provavelmente não irá comprar um perfume importado de alto valor. Seus gastos serão mais seletivos, então atente-se às suas demandas e tenha em estoque aquilo que você sabe que irá vender e será útil ao cliente.
Cuide dos seus funcionários e dos seus clientes
A mudança de rotina também deve chegar ao dia a dia dos seus funcionários e clientes. Por isso, tenha em mente as orientações do Ministério da Saúde sobre as precauções que devem ser adotadas.
Álcool em gel, máscaras e outros métodos de prevenção podem ser disponibilizados ao seu corpo de funcionários. Lembre-se que eles estarão desempenhando o papel de prestação de serviços e, por isso, precisam de cuidados para garantir a excelência daquilo que eles estão fazendo, pois o público irá reconhecer isso.
O atendimento de farmácia se faz com gente, e é extremamente necessário que você cuide de quem o realiza. O planejamento e a implementação da prestação de serviços são os pilares básicos para garantir o destaque da sua farmácia diante de crises como essas.